quinta-feira, 16 de abril de 2015

Você é um empresário ou um empreendedor?


Muitas vezes, os termos empresário e empreendedor são utilizados como sinônimos. Ambos estão diretamente relacionados, mas possuem diferenças essenciais entre si.

Um empresário é um profissional que domina técnicas de administração, gestão de pessoas, marketing empresarial, dentre outras. É um profissional de sucesso, pois muitas vezes montou uma empresa do nada e a mantém no mercado por anos e anos. Não costuma tomar decisões muito arriscadas e age sempre com cautela. Faz o tipo que diz "em time que está ganhando não se mexe." 

Ser empreendedor, por sua vez, é mais um estado de espírito, um estilo de vida do que uma profissão propriamente dita. O empreendedor é ousado, tem novas ideias, vê oportunidades de negócios onde outras pessoas veriam apenas situações corriqueiras. 

A grande pergunta é: é possível ser os dois ao mesmo tempo? Esse é o modelo ideal de profissional. Mas, na prática, não é o que ocorre. Acredito que o espírito empreendedor não é algo que se aprenda ao longo da vida, mas que é uma característica inerente à personalidade da pessoa. 

O que é importante ressaltar é que não há problema algum em não ser as duas coisas ao mesmo tempo. Você pode ser um grande empresário, administrar muito bem sua empresa e criar uma marca forte e sólida no mercado. Apenas atente para que a sua empresa não fique estagnada no tempo. Se você não tem boas ideias, não sabe como inovar seu negócio, duas opções são recomendadas: a primeira é escutar seus funcionários, pois certamente você encontrará um espírito empreendedor entre eles, disposto a contribuir com excelentes ideias que podem revolucionar seu negócio. Mas, se esse não for o caso, contrate um profissional capaz de ter essas ideias por você.

Da mesma forma, se você é uma pessoa que tem grandes ideias, mas não consegue fazer um negócio funcionar bem, certamente está faltando ao seu negócio alguém que possa complementar o seu conhecimento e "organizar" seu negócio, criando uma rotina para a sua empresa e cuidando da parte burocrática para você.

Aprendi, em um curso que fiz, que existem 10 características empreendedoras, mas que para ser empreendedor o indivíduo não precisa ser excepcional em todas elas. O que ele precisa é saber reconhecer quais são as suas características mais fortes e trabalhar nelas, afinal de contas, ninguém pode ser bom em tudo ao mesmo tempo. O importante, nesse caso, é saber reconhecer seus pontos fracos e delegar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário